14/03/2019

OriginalMy na Mídia: Blockchain e o futuro das eleições

Aqui na OriginalMy nós não só temos falado sobre as eleições há bastante tempo, mas também temos nos envolvido nelas. Foi pensando nisso que fizemos esse post para explicar o nosso trabalho e mostrar a cobertura que ele têm recebido pela mídia.

ABFintechs e as primeiras eleições em blockchain no Brasil

Em 09 de outubro de 2018 a OriginalMy fez história por ter sido o mecanismo usado na primeira eleição feita em blockchain no Brasil, que elegeu a diretoria da Associação Brasileira de Fintechs (ABFintechs). Não só o processo foi mais rápido e mais seguro que o tradicional, mas foi 6.5 vezes mais barato!

O Criptomoedas Fácil repercutiu a notícia na matéria “Foxbit e Associação Brasileira de Fintechs realizam eleição de associação via blockchain“, e destacamos aqui o que foi dito por Ingrid Barth, head de Novos Negócios da Foxbit:

Nossas empresas trabalham com tecnologias disruptivas, por isso faz todo sentido sermos pioneiros em fazer a primeira eleição brasileira no blockchain. De custo baixo, transparente e segura, que pode virar benchmark para outros processos eleitorais. Quem sabe no futuro possamos escolher nossos representantes utilizando a tecnologia do blockchain? Acho que estamos dando o primeiro passo rumo a tornar esse futuro mais próximo.

Outros canais também noticiaram o ocorrido, incluindo:

Participação nas eleições de 2018

Nas eleições de 2018, a OriginalMy também marcou presenca, sendo inclusive utilizada por um candidato à presidência, que certificou o seu plano de governo em blockchain como forma de combater fake news. Conforme destaca o Portal do Bitcoin,

A saída, então, foi registrar o plano de governo na Blockchain, a qual é reconhecida pela equipe da campanha do candidato petista como uma solução para “governos transparentes”. A razão de se usar a Blockchain é pelo fato de se tratar de “uma tecnologia inovadora e incorruptível de registros distribuídos por computadores pelo mundo todo”.

Você pode ler a matéria completa do Portal em Haddad registra plano de governo em Blockchain para combater fake news. Além disso, confira também

Hääl, o novo protocolo OriginalMy

No final de fevereiro de 2019 nós anunciamos o Hääl, o primeiro protocolo do mundo para votação secreta em blockchains públicos. O seu objetivo é garantir mais segurança e transparência nas eleições. Você pode conferir mais detalhes no nosso post sobre ele aqui no blog e também acessar o whitepaper e a prova de conceito.

Na mídia, ele foi repercutido por sites como o Criptomoedas Fácil na matéria Fundador da OriginalMy anuncia protocolo para votações secretas em blockchain:

O potencial de uso da blockchain em sistemas de votação é praticamente ilimitado. Desde pequenas eleições em associações até a votação de projetos de lei, as possibilidades são praticamente infinitas. (…)
A ideia por trás do protocolo, intitulado Hääl (“voz” em estoniano; a Estônia é o país onde está localizada a sede da OriginalMy), é usar a blockchain para possibilitar um sistema eletrônico e anônimo de votações sem a dependência de terceiros de confiança ou de auditorias centralizadas. O objetivo é o óbvio: reduzir fraudes em votações, em sistemas eleitorais.

Veja também a cobertura em outros portais:

Curtiu esse post? Então confira também o nosso especial “Eleições e blockchain: tudo que você precisa saber sobre o tema!“.