08/05/2019

LegalTalk #4: Andréia Santos | Cultura Organizacional e Tecnologia

Já chegamos ao quarto episódio do LegalTalk, dá pra acreditar? Dessa vez, na nossa série de lives semanais no Youtube sobre direito e tecnologia, nós entrevistamos a Andréia Santos, advogada e gestora no Daniel Lab.

O foco dessa conversa foi o elemento humano por trás da implementação de novas tecnologias. A Andréia ofereceu vários insights sobre como a educação digital deve ser uma prioridade se quisermos usar novas ferramentas a nosso favor e criar uma cultura organizacional positiva. Segundo ela:

A gente não foi ensinado a lidar com mudanças constantes, e com a tecnologia todo dia muda, e isso gera um estresse no trabalho. A transformação dentro de uma empresa gera uma ansiedade muito grande, então para evitar a perda de tempo e de dinheiro – porque isso pode acontecer se você não prepara as pessoas ali para lidarem com uma tecnologia, a tendência é que as pessoas se estressem e sabotem o processo. E às vezes não é nem sabotar pelo mal sentido, de “vou fazer isso de propósito”, mas porque elas não entendem como funciona aquela tecnologia. As pessoas precisam entender como funciona a tecnologia, que não vai ser mais só a sua área de expertise. A ideia que a gente tem aqui é de tirar essa tecnofobia pra que as pessoas se sintam confortáveis e queiram criar novos processos e fazer diferente, e que elas se sintam bem.

Nós falamos também sobre a importância do desenvolvimento de soft skills como inteligência emocional e pensamento crítico, e sobre como a tecnologia, se bem implementada, pode ser um grande aliada para a realização de direitos fundamentais, como o acesso à justiça.

Gostou? Então assista a entrevista na íntegra no vídeo abaixo!

Quer saber mais sobre como o blockchain pode ser usado para a coleta de provas com segurança, praticidade e plena validade jurídica? Então não deixe de conferir o nosso post Blockchain para Advogados: Conforto, Segurança Jurídica e Fé Pública.

Leia mais também sobre como o blockchain pode ser usado para combater fake news em Preocupado com a epidemia de fake news? Saiba o que você pode fazer para combatê-la!.