01/09/2019

Valida P2P: solução para combater golpes em negociações cripto

No mercado de criptomoedas, as trocas P2P, ou seja, peer to peer, na qual vendedores e compradores negociam diretamente, sem a intermediação de uma exchange, é bastante comum. No entanto, comuns nesse meio são também as fraudes, especialmente aquelas em que perfis de vendedores conhecidos são clonadas. Os fraudadores, usando as contas clonadas, se passam por negociantes legítimos, recebem o dinheiro ou as criptmoedas acordados, mas não enviam os valores prometidos aos compradores.

Foi para responder ao crescimento no número de fraudes que a OriginalMy lançou a sua mais nova solução, a ferramenta Valida P2P, na qual os negociantes podem usar a sua OMyID Identidade Blockchain para comprovar que são, de fato, quem dizem ser. O procedimento é bastante simples:

  • A pessoa com quem você está negociando deve primeiro fornecer a wallet de depósito;
  • Após, vá ao site Validação de P2P (ainda em versão beta), informe a wallet fornecida e clique em Gerar QRCode;
  • A imagem do QR-Code deve ser compartilhada com a parte com quem você está negociando (você pode, por exemplo, tirar um print screen e enviar para a pessoa por um aplicativo de mensagens);
  • A pessoa irá abrir o aplicativo da OriginalMy e escanear o QR Code com a sua OMyID Identidade Blockchain. O aplicativo pedirá permissão para compartilhar o nome e o Blockchain ID, e a pessoa deve conferir a wallet informada e fazer uma assinatura criptográfica que confirmará esses dados;
  • Você receberá a confirmação de autenticação e, com base nas informações fornecidas, você poderá verificar se aquela pessoa é realmente quem diz ser. É recomendado, nesse sentido, que os P2P informem o seu Blockchain ID em seus perfis em redes sociais, e criem uma lista pública de nomes e IDs verificados.

O Valida P2P contribui para dar maior segurança às transações P2P pois, ainda que um perfil falso possa ser criado no Facebook ou o número associado a uma conta do Whatsapp possa ser clonado, a OMyID Identidade Blockchain é impossível de ser replicada. Para que alguém possa ter acesso à OMyID de outra pessoa, ela teria que roubar o seu celular e outros dados de autenticação, como a biometria que desbloqueia o aparelho.

IMPORTANTE: O Valida P2P requer somente o Blockchain ID, nome do usuário e telefone, preservando assim os dados e a privacidade do negociante. Se alguém te enviar um QR Code que peça mais informações, NÃO O CONFIRME!

O serviço pode ser usado gratuitamente.

 

Aprenda mais sobre a OMyID Identidade Blockchain e faça já a sua!