03/12/2019

#FactsMatter: Nos ajude a combater as fake news!

Você já compartilhou ou recebeu alguma fake news?

Provavelmente sim, não é mesmo? A desinformação em redes sociais está se espalhando extremamente rápido pelo Brasil, e os números são alarmantes.

Segundo a ONG Transparência Internacional, 82% dos brasileiros acreditam que informações falsas ou notícias falsas são disseminadas para influenciar os resultados das eleições. Já a Avaaz, em parceria com a Sociedade Brasileira de Imunização, aponta que 67% dos entrevistados acreditam em pelo menos uma informação imprecisa sobre vacinas, e 13% já deixou de se vacinar ou vacinar uma criança sob seus cuidados por essa razão.

E esses são apenas alguns exemplos. Ao longo desse ano, nós encontramos diversos outros casos que demonstram a gravidade da situação. Através da nossa ferramenta para a coleta de provas de conteúdos online, a PACWeb, a nossa comunidade nos trouxe inúmeros outros.

A necessidade de fazermos algo para combater as fake news no Brasil é clara. Com as eleições de 2020 cada vez mais próximas, ela passa a ter caráter verdadeiramente emergencial. 

Chegou a hora de nos unirmos com esse propósito!

Você está preparado para se juntar à maior campanha de combate à desinformação no Brasil?

#FactsMatter

Foi para criar a ferramenta capaz de acabar com as fake news no Brasil que nós começamos a campanha #FactsMatter.

Só que para que esse esforço possa ser concretizado, nós precisamos muito da sua ajuda. Somente assim nós poderemos causar o impacto necessário para combater a desinformação no país.

Como a contribuição social é a missão central da OriginalMy, nós decidimos que a melhor maneira de construir a nossa ferramenta seria com o suporte da nossa comunidade. A questão das fake news impacta a todos e é uma preocupação que transcente partidos, orientação política ou interesses econômicos.

Para a #FactsMatter, nós demos início a uma campanha de crowdfunding (financiamento coletivo), para a qual você pode contribuir a partir de R$ 10,00. 

Como combater as fake news?

Com os valores arrecadados na campanha #FactsMatter, nós trabalharemos em quatro frentes de combate às fake news: educação, preservação do conteúdo, checagem de fatos e relatório automatizado.

Atualmente, nós já temos uma produção educativa muito importante, com muitos conteúdos de qualidade no nosso blog e no Youtube, além de palestras nacionais e internacionais sobre tecnologia, acesso à justiça e impacto social.

Nós também possuímos uma ferramenta para a preservação de conteúdo, o plugin PACWeb. Ela é utilizada por centenas de advogados no Brasil para a coleta de provas de conteúdos online e já foi reconhecida pelo Tribunal de Justiça de São Paulo como hábil a provar a existência e veracidade de tais materiais.

O que nós precisamos agora são recursos para promovermos mais palestras e eventos, ampliando as ações educativas, e para adicionar a camada de checagem de fatos à nossa ferramenta de coleta de provas. 

Ao atingirmos as nossas metas de arrecadação da #FactsMatter, nós vamos desenvolver e disponibilizar as seguintes ferramentas:

Sobre a OriginalMy

A OriginalMy é uma plataforma pioneira e inovadora, que desde 2015 trabalha para provar a autenticidade das coisas, das pessoas, dos documentos. Nós usamos o que existe de mais moderno na tecnologia para garantir a integridade e transparência das informações, de modo que as pessoas possam tomar decisões fundamentadas e conscientes.

Esse trabalho nos torna uma startup premiada e reconhecida internacionalmente. Nós fizemos parte do programa de residência do Google por dois anos e fomos reconhecidos pela ONU como uso de caso da tecnologia Blockchain para impacto social, assim como pela União Europeia. Também fomos citados em diversos trabalhos acadêmicos pelo mundo e convidados pelo governo da Estônia para apresentar nossas soluções para governança digital.

As nossas ferramentas foram utilizadas nas eleições passadas, e agora nós iremos aprimorá-las ainda mais para conseguirmos acabar com as fake news no Brasil!

Vem com a gente para a #FactsMatter!
Clique e saiba quais as recompensas ao contribuir com o projeto.
Reforce sua caminhada pela Verdade e pela Justiça!