01/03/2020

Como acabar com as fraudes em seguradoras

Não é novidade que as fraudes são motivo de grande preocupação nas seguradoras. Elas causam prejuízos bilionários para o setor , gerando uma verdadeira reação em cadeia, uma vez que o prejuízo pode não ser somente para a seguradora, mas também de todos os envolvidos no seguro.

A boa notícia é que existe uma maneira realmente confiável de assegurar a comunicação com seu cliente por meios digitais, comprovar interações e autenticar documentos digitais! A tecnologia de blockchain, dentre suas diversas aplicações, atualmente desponta como possível solução o problema das fraudes nas empresas, sobretudo, em seguradoras.

Confira aqui como essa tecnologia pode acabar com as fraudes nas empresas e descubra como essa inovação pode ser uma importante aliada das seguradoras.

Panorama das fraudes nas seguradoras

Em 2019, estima-se que foram pagos entre 4 e 5 bilhões de reais em sinistros fraudulentos, o que corresponde a faixa de 25% a 30% do total pago. Entre os setores mais atingidos pelas fraudes, estão os de Transporte, Saúde e os de Seguro Auto (Acidentes, Roubo e Incêndio). Sobre os seguros automotivos, estima-se que 70% das fraudes acontecem em seguros auto:

  • 40-45% das fraudes cometidas pelo
    segurado/beneficiário
  • 25% cometidas por prestadores de serviços
  • 15% pelos corretores
  • 15% dividido entre funcionários e outros;

O que é blockchain e como pode ajudar a evitar fraude nas seguradoras?

Resumidamente, o blockchain é uma espécie de banco de dados público armazena diversos tipos de informações de maneira linear e imutável. Essas informações são armazenadas em “blocos”, e cada bloco conectado ao anterior por meio de um código denominado hash, formando uma cadeia de blocos (daí o nome “blockchain”).

Além disso, o blockchain funciona a partir de três características fundamentais:

  • imutabilidade: a informação registrada é praticamente impossível de ser removida ou modificada;
  • descentralização: não existe um agente central controlador da informação que poderia deliberadamente incluir, modificar ou excluir um dado baseando-se apenas na própria vontade, ou seja, ;
  • distribuição: a informação que vai para registro em blockchain, é replicada em milhares de computadores espalhados pelo mundo, os “nós” da rede, tornando praticamente impossível qualquer vulnerabilidade.

Essas características conferem a tecnologia blockchain a segurança necessária para comprovação de autenticidade de uma informação e auditabilidade, inclusive com data e hora da criação do registro (chamado de timestamp), fazendo com que a tecnologia seja uma forte aliada das seguradoras no combate às fraudes e redução de custos.

Como as soluções da OriginalMy acabam com as fraudes nas seguradoras?

A OriginalMy utiliza a tecnologia blockchain para efetuar a autenticação segura de arquivos, contratos, documentos digitais, assinaturas e pessoas

Através da solução PACMail, fornecemos rastreabilidade para todo o ciclo de comunicação com o cliente por meios digitais. Desta forma, é possível comprovar o envio do conteúdo a qualquer pessoa, comprovando a data e a hora do envio, do recebimento e das interações (inclusive seus anexos). Assim a seguradora tem a garantia e comprovação da comunicação efetuada com o segurado, além de conseguir comprovar a autenticidade da informação.

Outro ponto importante é que a PACMail substitui o envio de comunicações físicas através de carta registrada e atende à Resolução Normativa 359 da SUSEP, que define as regras para utilização de meios remotos.

No vídeo abaixo, você pode conferir um trecho do LegalTalk com a Melissa Gava, CEO da Mediação Online, onde ela explica como utiliza a PACMail para autenticar e rastrear o envio de cartas convites para mediação extrajudicial:

 

Outra solução aliada das seguradoras é a PACDigital. Com ela, é possível autenticar documentos ou arquivos digitais utilizando blockchain, comprovando sua existência por meio de um carimbo de tempo com data e hora exatos.

Dessa forma, utilizando a PACDigital para certificar documentos sensíveis, como por exemplo, apólices, propostas, projetos e contratos, as seguradoras estarão garantindo a autenticidade do documento, através do carimbo de tempo comprovando a data e hora exatos da certificação, protegendo-a contra qualquer tipo de fraude documental, que tornar-se-á facilmente identificável.

Conclusão

O blockchain pode ser utilizado, portanto, como uma importante ferramenta no combate à fraude, fazendo com que as seguradoras tenham mais segurança em sua rotina, otimizando procedimentos burocráticos e reduzindo expressivamente os custos com relação ao envio da comunicação para os clientes.

Além de tudo isso, as soluções da OriginalMy estão em compliance com a resoluções normativas da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) e com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)!

Se você gostou deste conteúdo, aproveite para compartilhá-lo em suas redes sociais e não se esqueça de marcar seus colegas de trabalho! Se você quiser saber mais sobre como implementar nossas soluções ao seu negócio, marque uma chamada com o nosso representante de vendas agora mesmo!

Se você quiser saber mais como implementar essas soluções , marque uma chamada com o nosso..