20/04/2020

Tem uma ideia de projeto ou negócio? Saiba como as soluções OriginalMy podem te ajudar!

Em um mundo tão conectado e, em um período de crise onde temos que nos reinventar para seguirmos em frente, ideias de projetos e negócios não param de nascer. Por este motivo, nossas soluções estão a disposição para serem integradas gratuitamente e gerar valor para que o seu negócio saia do papel. Mas antes de explicar melhor sobre essa nossa ação, separamos alguns passos MUITO importantes para que a sua ideia saia do papel de uma forma concreta e viável.

Segundo uma pesquisa do Sebrae, uma a cada quatro empresas fecham as portas antes de completar dois anos. Isso se deve ao fato de não criarem um planejamento. Não é à toa que os empreendedores que começam seus negócios com mais informações e estratégias possuem mais chances de sucesso. Mas afinal, do que você precisa para criar esse planejamento?

  1. Viabilidade da sua ideia

    Sua ideia pode ser muito boa, mas isso não significa que alguém já tenha feito algo semelhante, ou que ela é viável financeiramente, por exemplo. Saber se há um mercado é o primeiro passo. Analisar as formas de abrir a empresa, explorando as oportunidades que esse mercado possui é o que se faz na sequência.Para isso, devem ser consideradas tanto as características do produto ou serviço (custo, público-alvo, entregas de valor, canais de distribuição e relacionamento), quanto às características do mercado (concorrentes, dores e desejos do público-alvo, disposição a pagar, formas de consumo, etc). Este processo se dá através da metodologia CANVAS que, através de pesquisa e preenchimento da tabela abaixo, ajuda o empreendedor a visualizar melhor as questões estratégicas do negócio.
  2. Público e persona

    É muito importante entender o público, pois é ele que fará a sua ideia um sucesso. Comportamento, cultura e tendências de consumo são pontos chaves para serem entendidos antes de lançar algum produto ou serviço. Muitas vezes temos ideias a frente do nosso tempo e que irão demandar um esforço por parte do marketing de educar o público-alvo, por exemplo. Por outro lado, há situações nas quais teremos um público que já possui muitas ofertas do mesmo segmento de serviço ou produto e por isso a importância de entender nossos diferenciais quanto aos concorrentes. Para conhecer melhor esse público e validar a ideia, é muito importante que se faça uma pesquisa de mercado com pontos quantitativos ou qualitativos. É possível criar uma pesquisa utilizando o formulário gratuita do Google Drive, por exemplo. Ao finalizar e compilar os resultados você então terá dados suficientes para criar uma persona. Se a sua marca fosse uma pessoa, como ela seria? Um homem? Uma mulher? Quantos anos ela teria? Qual a linguagem? Se eu quisesse fazer uma propaganda, quem seria a celebridade mais próxima da minha persona?

  3. Resumo eficaz

    Estamos sendo bombardeados por informações e produtos ou serviços entram nesta concorrência pela nossa audiência. É muito importante que sejamos objetivos. Quem sou eu? O que fazemos e por que você precisa conhecer? Essas três respostas são o suficiente para fazer com que as pessoas entendam o que você faz e despertem sua curiosidade, caso faça realmente sentido para elas.

  4. Projeção financeira para 5 anos

    Essa fase é uma das mais difíceis já que não se sabe exatamente o retorno sobre as ações. Porém, é importante trabalhar com estimativa analisando variações de cenários, por exemplo. O primeiro passo é entender o capital inicial. Quanto você precisa de recurso financeiro para começar o seu negócio? Se você não sabe o valor exato para essa resposta, pesquise! O preço da sua solução está de acordo com o poder de compra do seu público alvo? Qual o lucro levando em conta alguma ação promocional? Como você vai atrair clientes? Um dos maiores riscos ao abrir uma empresa é não levar em consideração todos os custos necessários e é por isso que o CANVA é tão necessário! Porém, se essa for uma etapa muito difícil pra você, é recomendado procurar alguma consultoria empresarial. Sem a resposta para os 5 anos, não é possível avaliar o potencial de sucesso.

  5. Comece com o essencial

    Este período em que estamos vivendo nos faz questionar ainda mais sobre o que realmente é essencial. Talvez depois da pandemia, nós entenderemos que ter um espaço físico não seja mais o essencial, por exemplo. Pessoas são essenciais? Ferramentas ou programas? O mundo pede cautela nas finanças: volte no seu CANVA e entenda o que é realmente essencial.  Agora que você tem tudo mapeado e a estratégia traçada, antes de divulgar sua ideia, cria um documento com todos esses passos e faça um PACDigital para que você tenha uma prova da criação do seu projeto. Assim você estará respaldado juridicamente.Se você entendeu que alguma das soluções OriginalMy faz sentido para a construção da sua ideia, agregando a ela um valor ainda maior, basta entrar em contato solicitando o acesso da API para a integração. Caso você tenha interesse em uma consultoria para que nós te ajudemos neste processo, basta entrar em contato aqui.