11/01/2021

Opinião: Samara Castro fala sobre como a PACWeb impacta em seu trabalho como advogada.

Advogados e escritórios de advocacia possuem um mesmo problema quando falamos em preservação de provas online fora do horário comercial. Na entrevista de hoje, você vai entender como a PACWeb impacta no trabalho da advogada Samara Castro e como a ferramenta resolve esse problema. 

O que te levou a começar a utilizar a PACWeb como meio de prova com seus clientes?

O que me levou a utilizar a PACWeb em primeiro lugar foi essa garantia de certificação da prova para os meus clientes sem ter que passar pelo processo caro e burocrático de uma ata notarial.

Como você usa a PACWeb e quais os principais tipos de provas que você costuma coletar ?

Uso a ferramenta quando o cliente me aciona com alguma demanda de discurso de ódio, fake news, injúria, calúnia, difamação, tentativa de golpe ou algo assim na internet. Se for em rede pública, aberta, a gente faz a certificação, mas quando a prova é privada, ele coleta com o plugin e nos envia para que a gente faça a certificação. Em geral coloco as possibilidades de meio de prova para os clientes como a da utilização da PACWeb ou Ata Notarial, mas como utilizo a PACWeb com todos os clientes, ele não tem esse gasto, então até o momento não tive nenhuma situação em que o cliente não optou pela PACWeb.

Qual impacto da PACWeb no seu trabalho?

O uso da ferramenta trouxe dois principais impactos na entrega do nosso trabalho. 

O primeiro é a facilidade, praticidade, otimização de tempo e custo, ainda mais nos casos,são vários que acontecem aos finais de semana, madrugada e que se não fossem certificados naquele momento, eles seriam removidos e depois seria muito difícil conseguir o direito. Então além de otimização do trabalho em todos os sentidos, também resolve o problema do horário comercial do cartório. 

O segundo grande impacto é o reputacional, pois como é uma ferramenta super atual, dinâmica e inovadora e vocês como sendo uma empresa estoniana, considerada também a mais importante na área de cibersegurança do mundo, acaba dando uma consolidação na nossa reputação como advogados conectados, que estão compreendendo o novo momento, sabendo como fazer o uso de uma ferramenta inovadora e o cliente acaba se sentindo mais seguro de que a gente entende do que estamos fazendo, então o aspecto reputacional é bem importante também, pois isso também atrai mais clientes.

Você indicaria a PACWeb para outros colegas?

Eu não só indicaria, como eu já indico para outros parceiros advogados. Não só essa, mas todas as outras soluções de vocês.

A atuação da advogada Samara Castro é em Direito Público com foco no Direito Eleitoral, Administrativo e também no Direito Digital. Para conhecer melhor, basta acessar aqui

Samara Castro